PASQUALOTTO SUPERMERCADOS

BLOG

Quais os reais benefícios do abacaxi?

Data: Quarta-feira, 21/10/2020 17:45
Fonte: https://www.mundoboaforma.com.br/beneficios-do-abacaxi/ http://www.tbca.net.br/base-dados/composicao_alimentos.php

Introdução:

O abacaxi é uma das frutas mais consumidas do Brasil, por ser refrescante e facilmente cultivavel em solo tropical/semi-árido, Ajuda a hidratar o corpo, têm vitaminas, minerais e fibras essencias para a saúde, sendo assim uma aliada para evitar alguns tipos de doenças. Confira abaixo de forma mais aprofundada os reais efeitos da fruta no seu organismo!. 

 

 

As Vantagens de se consumir o Abacaxi. 

 

Ajuda a perder peso. 

Comer algumas fatias de abacaxi, no lanche da manhã, ou no Brunch, e até após as refeções vai te ajudar a perder alguns quilinhos extras!.

Isso porque o abacaxi contém muita água (cerca de 87% do seu peso é de água) e fibras, além de baixa densidade calórica, apenas 49 calorias por fatia. Essa combinação faz com que você se sinta satisfeita(o) por mais tempo.

Outra vantagem é que por ser uma fruta de sabor agradável que ajuda a controlar a vontade de comer doces sem fujir da dieta. 

Porém recomenda-se consumir de forma moderada, pois contém carboidratos e pode eventualmente ter um aumento de peso se consumido de forma exagerada, adicione apenas da forma que foi citada no primeiro parágrafo.

 

Alivia as dores pós treinamento.

A bromelina, uma enzima presente no abacaxi, possui efeito anti inflamatório e é muito útil para os praticantes de atividades físicas que sofrem com o inchaço e dores após o treinamento.

Essa enzima também pode oferecer alívio de traumas, lesões musculares e dores nas articulações. Portanto, ela ajuda no rendimento físico por otimizar o tempo de recuperação muscular e pode ser um excelente aliado para seus treinos.

Curiosidade: O abacaxi também contém potássio, um mineral que tem papel fundamental no equilíbrio de eletrólitos do organismo, na contração muscular e cardíaca, melhorando o desempenho esportivo e evitando a fadiga.

 

Melhora a digestão de proteínas e ajuda no ganho de massa muscular.

Pessoas com objetivo de ganho de massa magra geralmente têm dietas ricas em proteínas. A bromelina atua na digestão das proteínas em aminoácidos, melhorando a absorção desses componentes pelo intestino.

Os aminoácidos são utilizados como recursos pelos músculos para recuperação e construção de mais tecido muscular. Assim, o abacaxi ajuda a otimizar o valor nutricional dos alimentos ricos em proteínas ao melhorar seu aproveitamento.

 

Benefícios do abacaxi para a digestão

A bromelina presente no abacaxi ajuda o organismo a digerir alimentos ricos em proteína, e isso ajuda a melhorar a sensação de “estômago pesado” após uma refeição exagerada por exemplo.

 

Ajuda no controle da coagulação sanguínea

A bromelina mostrou ainda efeitos benéficos para afinar o sangue, o que é útil para evitar a formação de coágulos que podem ser fatais dependendo de onde estão localizados.

Portanto o abacaxi pode ser um excelente alimento para quem faz viagens de avião por longos períodos, pois nesse momento o risco de trombose é maior, e também para aqueles com doenças relacionadas à alta taxa de coagulação.

 

Benefícios do abacaxi para a saúde dos ossos

O abacaxi é fonte de magnésio, um mineral que é essencial para a construção e manutenção dos tecidos ósseos e conjuntivos. Ele também é fonte de cálcio, e por isso ajuda a prevenir a ocorrência de osteoporose em mulheres pós menopausa.

 

Fortalece o sistema imunológico e tem ação antioxidante

A vitamina C, também chamada ácido ascórbico, é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados, infecções e doenças cardíacas, ou seja, ajuda a evitar doenças que são comuns em pessoas com deficiencia em vitaminas, por serem essenciais para manter um sistema imunolígico forte!. 

 

 

Outros benefícios do abacaxi.

Os benefícios do abacaxi em grande parte de devem a presença de muitas vitaminas e minerais essenciais. Confira como as vitaminas e minerais, presentes no abacaxi, atuam no bom funcionamento do organismo:

 

Vitamina A: atua na saúde da pele e mucosas e é essencial para a visão, protege contra cegueira noturna e ajuda no sistema cognitivo preservando a memória;

Vitaminas do complexo B (folato, tiamina e riboflavina): muito importantes no metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos;

Cobre: atua na formação das células vermelhas e fixação de ferro na hemoglobina para transportar oxigênio por todo o corpo; 

Zinco: atua no metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos, formação de DNA, cicatrização e estimula a ação de mais de 100 enzimas.

 

Valor nutricional do abacaxi

Uma porção de 100g de abacaxi, equivalente a uma fatia média, contém apenas 49 calorias.

 

Componente Quantidade (em 100 g de abacaxi)
Energia 49 kcal
Carboidrato  11,6 g
Proteína 0,68 g
Gorduras 0,33 g
Fibra alimentar 1,12 g
Colesterol 0 g
Cálcio  18,4 mg
Ferro 0,47 mg
Sódio 2,84 mg
Magnésio 16,6 mg
Fósforo 10,5 mg
Potássio 137 mg
Zinco 0,15 mg
Cobre 0,12 mg
Selênio 0,41 mcg
Vitamina A  2 mcg
Vitamina E 0,05 mg
Tiamina 0,17 mg
Riboflavina 0,02 mg
Vitamina C 33,1 mg
Equivalente de folato 11,3 mcg

 

Contraindicações

Apesar de todos os aspectos positivos do consumo de abacaxi citados até aqui, alguns cuidados devem ser tomados, veja a seguir:

 

 AVISOS: 

Devido à ação enzimática da bromelina e à acidez do abacaxi, ele pode causar sensibilidade na boca, portanto pessoas com tendência a ter aftas ou estomatite devem evitar o consumo;

A bromelina também pode interagir com alguns medicamentos, portanto pacientes que usam antidepressivos, anticonvulsivantes, anticoagulantes e antibióticos devem evitar o consumo

O abacaxi verde (antes de amadurecer) é perigoso e tóxico para os seres humanos, pois causa vômito e diarreia;

Quantidades excessivas de bromelina podem também causar erupções cutâneas, vômitos, diarreia e excessivo sangramento menstrual. Nesse caso deve-se procurar um serviço de saúde imediatamente.

 

 

 

AUTORA DO ARTIGO.

Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.