PASQUALOTTO SUPERMERCADOS

BLOG

Dia da Pizza: história e curiosidades de um dos pratos mais famosos do mundo

Data: Segunda-feira, 10/07/2023 08:24
Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/degusta/dia-da-pizza-historia-e-curiosidades-de-um-dos-pratos-mais-famosos-do-mundo,e37cd197ff4f8175facbdce6e2bae601bhop4tmj.html

Amada pelos brasileiros, a pizza precisa de um dia só para ela! Saiba mais sobre o Dia da Pizza, quem inventou e receita do Degusta!

 

A pizza é um dos alimentos mais famosos do mundo, e isso não seria diferente no Brasil, não é mesmo? Por isso, por aqui, temos um dia só para ela: 10 de julho, conhecido como Dia da Pizza.

O Brasil é um dos maiores consumidores de pizza do mundo: todos os dias, um milhão de pizzas são consumidas no país, nos colocando como segundo maior consumidor do mundo – atrás apenas dos Estados Unidos e a frente até mesmo da Itália, conhecida mundialmente como inventora desse prato.

Qual é o Dia Nacional da Pizza?

No Brasil, o Dia da Pizza é comemorado todo ano no dia 10 de julho.

E há um motivo especial para isso: foi no dia 10 de julho de 1985 que o estado de São Paulo – que, hoje em dia, é o maior consumidor de pizzas do país – organizou uma competição para eleger as 10 melhores pizzas paulistas.

Desde então, a data caiu no gosto dos brasileiros e, principalmente, das pizzarias, que sempre organizam promoções e receitas especiais para conquistar ainda mais clientes nessa data.

Quem foi que inventou a pizza?

Existe muito debate sobre a invenção das pizzas. Afinal, existem registros de alimentos semelhantes preparados na era Neolítica, que aconteceu de 5.000 a 3.000 A.C. – ou seja, cerca de 7 mil anos atrás.

Outros registros mostram que a pizza era preparada no Egito há cerca de 6 mil anos, enquanto outros defendem que os gregos foram os pais desse prato.

De qualquer maneira, todos concordam que foi na Itália que a pizza se popularizou e se tornou como a conhecemos hoje. Mais especificamente, foi na região de Nápoles, em 1.600, que houve a invenção de dividir a pizza em partes para permitir que as pessoas comprassem apenas um pedaço e comessem enquanto andavam.

A pizza se tornou tão popular que conquistou até mesmo a realeza. Em 1889, durante uma visita a Nápoles, a rainha Margherita ficou impressionada com uma pizza com as cores da bandeira da Itália, feita de molho de tomate, muçarela e manjericão. Nasceu aí um dos sabores mais populares: a pizza de marguerita.

Quem trouxe a pizza para o Brasil?

No século XIX, o Brasil se tornou lar de muitos italianos que imigraram para o país em busca de empregos. Junto deles veio sua cultura e, é claro, sua culinária.

Foi em 1910 que uma família de imigrantes italianos abriu a primeira pizzaria do Brasil, localizada no bairro do Brás, em São Paulo. Mas demorou cerca de 40 anos para o prato se tornar popular na cidade e no país todo – e, desde então, não saiu mais da boca do povo.

Quem é o santo padroeiro da pizza?

A pizza é levada tão a sério na Itália que recebeu até mesmo um santo padroeiro.

O país, que divide seu território com o Vaticano, sede da Igreja Católica Romana, escolheu o Santo Antão – em italiano, Sant'Antuono – como padroeiro das pizzas e do forno.

Desde então, o dia 17 de janeiro na Itália é considerado, além do dia de Santo Antão, o Dia da Pizza e do Pizzaiolo, profissional responsável por fazer pizzas.

Quais são os tipos diferentes de pizza?

Sabia que, na Itália, existem tipos diferentes de pizza?

Por lá, cada região prepara a pizza da sua maneira, o que faz com que existam experiências diferentes para quem come o prato em cada parte do país.

E isso não é exclusividade da Itália: pelo mundo, existem diversos tipos diferentes de pizza que valem a pena serem conhecidos.

Alguns deles são:

 

Pizza Napolitana

A pizza “original” é feita em Nápoles, na Itália, e é conhecida por sua massa fina, macia e de longa fermentação. Seu sabor tradicional é o de marguerita e ela é referência para os outros tipos de pizza que surgiram.

Pizza Romana

É uma versão crocante do prato, com uma massa feita de farinha de milho, cevada, trigo-vermelho, sal, ervas aromáticas e fermento. A pizza romana se diferencia das demais por seu formato oval e alongado e tem diversos sabores diferentes.

Pizza Frita

Em vez de ser assada no forno a lenha, essa pizza é frita em óleo quente e parece muito uma fogaça. Ela foi criada durante a Segunda Guerra Mundial, quando os italianos tinham escassez de itens essenciais para fazer pizzas, como queijo e até mesmo lenha para o forno.

Chicago Style Pizza

Para os brasileiros, essa pizza pode lembrar uma torta salgada, mas, para os estadunidenses, ela é uma das favoritas da população.

Ela é uma pizza criada em Chicago, que tem massa alta e é recheada com queijo, com molho de tomate colocado por cima do recheio. O resultado é um pedaço de pizza cheio de queijo, que faz aquele belo efeito de puxar quando cortado.

Qual a melhor receita de pizza?

Não são só as pizzarias que usam o Dia da Pizza como uma ocasião especial: muitas pessoas preferem comemorar a data preparando sua própria receita de pizza caseira.

Por isso, separamos essa receita prática para que você possa fazer sua própria pizza em casa!

Pizza de liquidificador

Quer uma pizza rápida e deliciosa? A pizza de liquidificador é ideal para você. E o melhor é que ela pode ser recheada com o que você quiser – ou seja, com tudo o que está na geladeira se você prefere comemorar o Dia da Pizza sem sair de casa.

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 6 pedaços

Dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 1 xícara e ½ de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sobremesa de fermento em seco em pó
  • Cobertura à gosto

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
  3. Unte uma forma de pizza com manteiga e farinha.
  4. Disponha a massa de pizza nessa forma e leve ao forno preaquecido por 20 minutos.
  5. Após esse tempo, retire a massa do forno e espalhe a cobertura que você quiser.
  6. Leve ao forno novamente até a cobertura estar quente. Sirva em seguida.