PASQUALOTTO SUPERMERCADOS

BLOG

5 alimentos que ajudam a fortalecer o seu sistema imunológico

Data: Quarta-feira, 23/09/2020 13:33

Você costuma ficar doente várias vezes seguidas? Um simples resfriado ou gripe é capaz de te deixar de cama durante dias? Isso pode ser um sinal de que seu sistema imunológico não vai bem. Em tempos de coronavírus, mais do que nunca você precisa se alimentar corretamente para que seu organismo esteja forte caso precise agir contra alguma infecção. É importante lembrar que a imunidade regulada não previne a contaminação, mas evita os efeitos mais graves da doença.

Alguns alimentos têm o poder de turbinar a sua imunidade. Quer saber quais são? Confira abaixo 5 dos principais alimentos que ajudam a fortalecer o seu sistema imunológico.

1) Alimentos ricos em Ômega 3
Presente em alimentos como peixes, azeite extra virgem e oleaginosas, o ômega 3 é um grande aliado para regular as células de defesa do sistema imunológico. Com fortes propriedades anti-inflamatórias, o nutriente ajuda a manter as habilidades cognitivas e tem ação na prevenção de transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão.

2) Fontes de vitamina C
A vitamina C (ácido ascórbico) é sempre associada com a prevenção de gripes e resfriados. Além da capacidade de deixar o organismo mais forte para lutar contra infecções, o nutriente é um poderoso antioxidante. Diversos estudos associam a baixa concentração do ácido ascórbico com a baixa imunidade. Facilmente encontrada em frutas cítricas - como laranja, morango, kiwi e acerola -, vegetais como brócolis e cenoura também são fontes da vitamina C.

3) Iogurte e alimentos ricos em probióticos
O consumo regular de iogurte e outras bebidas fermentadas pode ajudar a fortalecer o seu sistema imunológico. Esses alimentos são ricos em probióticos, bactérias “boas” para o intestino e que ajudam a proteger o organismo de agentes infecciosos. Outras vitaminas, como a B1, B2, B6 e B12, também estão presentes no iogurte natural e aumenta as defesas contra essas doenças.

4) Alho
Além de ser um excelente tempero, o alho carrega uma boa dose de selênio e zinco, que são nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Outro benefício é o combate aos patógenos, já que auxiliam o organismo a eliminar as inflamações e infecções. Dessa maneira, ele dá uma forcinha extra quando é preciso fortalecer o sistema imunológico.

5) Batata-doce
Famosa nas dietas por ser considerada um carboidrato “do bem”, a batata-doce é rica em betacaroteno, um pioneiro de vitamina A, que é um dos principais nutrientes usados para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, também possui outros compostos antioxidantes, como a vitamina C, que ajudam a elevar o potencial de defesa do organismo.